Fábrica Lumière

Este blog nasceu num café-bar chamado "Vertigo", em Lisboa. Pensámos logo que esse nome era um sinal... Só podia. Adoramos "fazer filmes", essa é que é a verdade! Mas inspiramo-nos sempre nos originais. Se a amizade morresse, sobraria inevitavelmente a paixão pela sétima arte que nos une.

abril 21, 2006

Breakfast on Pluto

Gostei tanto, tanto, tanto... mas tanto deste filme, que fiquei sem conseguir falar sobre ele nos dias seguintes a tê-lo visto, e o que eu gosto de falar dos filmes que vejo, sejam eles bons ou maus. Mas deste filme, tudo o que me saia eram umas ideiazinhas pálidas em voz muito baixinha, abafadas por uma vontade imensa de ir vê-lo outra vez, quase como se sentisse saudades.

Foi o trailer que me cativou, aquele trailer sem falas, onde a música não se limita a acompanhar a narrativa mas é antes a própria narrativa, o que acontece também no filme. Ainda hoje a fantástica melodia de "Windmills of you mind" (tinha que ter o "dedo" do mestre Michel Legrand...) está em repeat contínuo na minha cabeça. De resto, o filme tinha os ingredientes certos para me prender, tudo coisas que aprecio: o lirismo dos anos 70, o tom de tragi-comédia tipicamente irlandês do realizador Neil Jordan, uma mãe em fuga e uma "mulher-que-nasceu-homem" como personagem principal, essas personagens que me intrigam e fascinam desde que vi "Priscila, a rainha do Deserto" e nas quais pressinto invariavelmente uma amiga.

Breakfast on Pluto é um filme etéreo. É um filme de alma mais do que de corpo, de espírito mais do que de matéria. É um filme generoso e é um filme do bem.
Se eu um dia conseguisse fazer filmes queria que eles fossem assim.

abril 17, 2006

All the King's Men

A Sony Pictures anunciou a estreia de All the King's Men para o final de Setembro e já circula o trailer, vejam-no aqui.
Já comecei a hiper-ventilar...