Fábrica Lumière

Este blog nasceu num café-bar chamado "Vertigo", em Lisboa. Pensámos logo que esse nome era um sinal... Só podia. Adoramos "fazer filmes", essa é que é a verdade! Mas inspiramo-nos sempre nos originais. Se a amizade morresse, sobraria inevitavelmente a paixão pela sétima arte que nos une.

março 22, 2005

Janela indiscreta 12

Et voilá ...



Está quase aí o filme francês que recebeu o título de “36 - Quai des orfèvres" (que é afinal a morada da Polícia Judiciária), e que chegou até nós com a tradução de “36 Anti-Corrupção”.

O filme, que estreou em França em Novembro de 2004, caminha de cabeça erguida para Portugal, tendo recebido oito nomeações para os “César 2005”, designadamente, nas categorias de: melhor filme, melhor realizador (Olivier Marchal) e melhor actor (Daniel Auteuil).


A acção passa-se em Paris. Perante a ameaça de um gang que actua com rara violência há vários meses, o director da Polícia Judiciária lança um desafio aos seus dois mais directos tenentes, Léo Vrinks (Daniel Auteuil) e Denis Klein (Gerard Depardieu). Aquele que fôr capaz de anular a actividade do gang será o seu substituto no cargo de director da PJ.
Léo e Denis, que já foram amigos, são agora adversários. Trabalham com equipas diferentes, têm métodos diferentes, mas no fundo, bem lá no fundo, o que eles disputam é uma mulher (toujours une femme). A “monalisa” chama-se Camille Vrinks (Valeria Golino). Certamente que se lembram dela ... era a Ramada do filme “Ases pelos Ares”.

5 Comments:

At 11:59 da tarde, Blogger Paz Kardo said...

Nomeado para tantos prémios e eu nem conhecia... Que vergonha... As coisas que se vão aprendendo e descobrindo nesta vossa sala de cinema!!! Saudações Nómadas...
http://nomadasperdidos.blogspot.com

 
At 8:30 da manhã, Blogger Mário said...

Quero ver!

 
At 9:59 da manhã, Blogger Roxanne said...

a Ramada, esse ícone dos anos 80...

 
At 10:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Aos "suspeitos do costume":
Tenho um convite duplo para a antestreia deste filme, hoje, no Colombo, às 21:30. Quem estiver interessado que diga agora ou cale-se para sempre. Aviso que têm que acompanhar-me, e isso é um grande privilégio :))

 
At 11:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

já há uma feliz contemplada: Amélie.

 

Enviar um comentário

<< Home