Fábrica Lumière

Este blog nasceu num café-bar chamado "Vertigo", em Lisboa. Pensámos logo que esse nome era um sinal... Só podia. Adoramos "fazer filmes", essa é que é a verdade! Mas inspiramo-nos sempre nos originais. Se a amizade morresse, sobraria inevitavelmente a paixão pela sétima arte que nos une.

fevereiro 17, 2005

Primeira Página 2



Tratado de Tordesilhas

Há entre Portugal e Espanha o trauma do Tratado de Tordesilhas. Transversal a todas as indústrias e artes, o cinema não é excepção. Se na primeira vez os portugueses ganharam (o Brasil foi um grande achado), nas que se têm seguido foi quase sempre a perder...

O cinema espanhol está para uns milhões, como o nosso está para, talvez, a meia dúzia de centenas de milhar. Não sei os números (se alguém souber que me informe, que eu também estou nisto para aprender), mas a diferença é abismal.

A maior diferença nem reside na quantidade de público que os dois países atingem (é óbvio que o mercado espanhol é muito maior!), mas no desequilíbrio entre o conhecimento que ambos têm do cinema produzido pelos vizinhos. Em suma, sem sermos especialistas, conhecemos muito mais as películas espanholas, que eles as nossas fitas.

Para equilibrar a balança, O ICAM - Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia assinou um protocolo com o congénere espanhol, nos termos do qual vai atribuir um incentivo financeiro às distribuidoras cinematográficas para levarem mais filmes portugueses a Espanha. Qualquer coisa como 50 mil euros por cada obra seleccionada, para custos de programação, publicidade, conferências de imprensa, despesas de viagem, etc.

O protocolo também funciona ao contrário. Óbvio. Os tratados são assim. Parece que também por cá se poderia ver mais cinema espanhol. Se calhar. Os espanhóis é que nem devem precisar disso.

2 Comments:

At 1:01 da tarde, Blogger Roxanne said...

Aplaudo a iniciativa mas tenho uma dúvida: a selecção dos filmes vai ficar a cargo do ICAM ou das distribuidoras? Aí é que está o busíles...

 
At 5:52 da tarde, Blogger Toix said...

O Joaquim Leitão é que ainda não se lembrou de fazer um filme com actores espanhóis, como fez o Gamboa no Herói ,
com duas actrizes brasileiras - embora por outras razões. Claro que caía o Carmo e a Trindade, mas se calhar ficava rico.

 

Enviar um comentário

<< Home