Fábrica Lumière

Este blog nasceu num café-bar chamado "Vertigo", em Lisboa. Pensámos logo que esse nome era um sinal... Só podia. Adoramos "fazer filmes", essa é que é a verdade! Mas inspiramo-nos sempre nos originais. Se a amizade morresse, sobraria inevitavelmente a paixão pela sétima arte que nos une.

março 03, 2005

Primeira Página 5

Lisboetas, de Sérgio Tréfaut
Prémio Tóbis para o Melhor Filme Português, no 1º IndieLisboa

IndieLisboa
2º Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa
De 21 de Abril a 1 de Maio – Fórum Lisboa e Cinema King

A segunda edição do IndieLisboa reparte este ano as atenções entre a Argentina e a China.

Embora o anúncio da programação esteja marcado para o dia 21 deste mês, sabe-se já que haverá uma mostra de cinema argentino, pouco conhecido em Portugal, comissariada por Eduardo Antin, antigo director do Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, que também estará presente em Lisboa.
Lucrecia Martel, Pablo Trapero e Lisandro Alonso são alguns dos realizadores argentinos com obras exibidas em Lisboa.
Para além da retrospectiva, será organizada uma mesa redonda com realizadores e críticos de cinema para debater o que há em comum entre os cinemas português e argentino.

Ao longo do IndieLisboa será também exibida uma retrospectiva integral da filmografia do realizador chinês Jia Zhang-ke (de quem em Portugal apenas conhecemos o filme "Plataforma"), que virá também ao Indie para a antestreia do seu mais recente "The World", que esteve em competição em 2004 no Festival de Veneza.

O segundo IndieLisboa decorrerá apenas meio ano depois da primeira edição e vê duplicado o apoio financeiro por parte do ICAM - Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia, passando de 50 mil para 100 mil euros. O reforço orçamental permitirá à organização aumentar o valor monetário dos prémios para melhor longa-metragem (cinco mil euros) e melhor curta-metragem (2500 euros).
Serão ainda atribuídos prémios ao melhor filme português e à melhor fotografia numa obra nacional.

De acordo com a organização, este ano foram inscritos cerca de 700 filmes, "um número substancialmente superior" ao do ano passado.