Fábrica Lumière

Este blog nasceu num café-bar chamado "Vertigo", em Lisboa. Pensámos logo que esse nome era um sinal... Só podia. Adoramos "fazer filmes", essa é que é a verdade! Mas inspiramo-nos sempre nos originais. Se a amizade morresse, sobraria inevitavelmente a paixão pela sétima arte que nos une.

novembro 19, 2005

A condição do amor incondicional

Depois de ver “In her shoes” quis ligar às minhas irmãs, a R. e a D., e estar ao telefone o tempo suficiente para ter a certeza que estavam bem, protegidas, a salvo de tudo, até dos “monstrinhos” que eu própria criei para ser uma irmã mais velha necessária e insubstituível no meu papel. Acho que a irmã mais velha tem um código genético especial. A D., que é a mais nova das três, pensa (tenho a certeza que pensa) e diz algumas vezes, que uma irmã-galinha pode ser uma combinação ainda mais “assustadora” que a institucionalizada “mãe-galinha". Acho que ela pode ter razão.



Mas o filme, voltemos ao filme, afinal ele foi o princípio deste pedacinho de texto, juntou Cameron Diaz (Maggie) e Toni Collette (Rose), a mãe do menino que deitava fumo pela boca em “O Sexto Sentido”. E juntar não será a palavra mais adequada. Chega-se a duvidar que possam existir duas irmãs tão diferentes em quase tudo: no aspecto físico, no amor, no sexo, no trabalho. Mas estes contrastes iludem os nossos olhos, ou não comandassem eles o mais prostituível dos sentidos. Se deixarmos apenas de ver, e de acompanhar as legendas, a verdadeira emoção do filme chega até nós, e vemos a essência, vemos a emoção mais profunda que existe depois do amor entre uma mãe e um filho (e a ordem é perfeitamente propositada). A incondicionalidade do amor entre irmãos também existe. Se aindam duvidam desta forma de amor vão ver o filme e depois conversamos.

P.S. Shirley Maclaine, que faz de avó das irmãs Feller, já tem uma carteira de plásticas bem preenchida, mas continua esplenderosa e muito dona do seu nariz !!

5 Comments:

At 4:08 da tarde, Blogger m said...

... aqui vim pelo cinema pelo comentario/elogio ... para voltar sempre aqui. Obrigada

 
At 10:51 da tarde, Blogger Mário said...

Grande Sónia!!!!!

É ASSIM MESMO!

 
At 11:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bonjour Sony Hari, mon nom est Simone. que j'aime votre blog, je voudrais voir encore plus. J'ai un lien à ma photo préférée là. Au revoir

 
At 11:15 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Simone, merci beaucoup pour votre gentil comentaire!!

 
At 7:09 da tarde, Blogger Roxanne said...

Não dá para duvidar depois de te conhecer :-) mas é sem dúvida uma benção ser alvo de um amor assim.
Beijinho

 

Enviar um comentário

<< Home