Fábrica Lumière

Este blog nasceu num café-bar chamado "Vertigo", em Lisboa. Pensámos logo que esse nome era um sinal... Só podia. Adoramos "fazer filmes", essa é que é a verdade! Mas inspiramo-nos sempre nos originais. Se a amizade morresse, sobraria inevitavelmente a paixão pela sétima arte que nos une.

dezembro 13, 2005

Janela Indiscreta - Aeon Flux



E a MTV Films afinal também faz...bons filmes.
E eu que julgava que dali só vinham vómitos de tunning e de rappers pastilha elástica, pra mentecaptos mastigadores industriais de pipocas. Só que, num curto espaço de tempo, já é o segundo MTV Film a deixar-me de boca aberta (o primeiro foi Coach Carter, que aconselho o aluguer imediato em qualquer video clube).

Aeon Flux é a adaptação cinematográfica de uma seríe de animação de culto, com o mesmo nome, que parece que anda a passar tarde e a más horas no próprio canal da MTV Portugal.
Aeon Flux, o filme, é um bocadinho fraquinho porque é a primeira realização de um tal de Karyn Kusama (?!?!) mas acima de tudo porque sofre daquele "efeito Harry Potter", ou seja, quem não conhece bem o universo de Aeon Flux, a seríe animada, anda ali uns bons primeiros 15 ou 20 minutos aos papéis, até digerir aquele ambiente todo (o que foi o meu caso).


A Flux animada

Curso intensivo de Aeon Flux para principiantes: No futuro 99% da população mundial morreu de doença. Os sobreviventes vivem numa única cidade, totalitária, por debaixo de um regime a roçar o fascismo e o Big Brother de Orwell. Aeon Flux é uma assassina profissional, ao serviço dos revolucionários. Antes que me esqueça...Aeon Flux é uma hiper-sexualizada Charlize Theron que vai provocar muitos litros de baba masculina, graças à sua indumentária estilo Dominatrix.

Então, para além da Deusa Charlize, de cabelo negro, insuflada num fato elástico com dois números abaixo, o que mais me deslumbrou...?
A FICÇÃO CIENTÍFICA PURA! Aeon Flux vai buscar o estilo futurista dos grandes clássicos dos anos 70 e passo a enumerar algumas das referências nostálgicas que me pareceram por lá pairar: tem a arquitectura e os cenários de "Rollerball" (o original, de 1975), tem a sociedade elitista de "Logan's Run" e castradora de liberdades de "THX 1138" e tem o design frio e marcial de "Equilibrium" (este já mais pró recente, mas igualmente soberbo).
Isto tudo baralhado resulta num deslumbre visual prós sentidos. Imperdível para fãns de Sci-Fi...e não só! Tal como diz o poster: THE FUTURE IS FLUX