Fábrica Lumière

Este blog nasceu num café-bar chamado "Vertigo", em Lisboa. Pensámos logo que esse nome era um sinal... Só podia. Adoramos "fazer filmes", essa é que é a verdade! Mas inspiramo-nos sempre nos originais. Se a amizade morresse, sobraria inevitavelmente a paixão pela sétima arte que nos une.

dezembro 02, 2005

Janela Indiscreta - Jarhead



O novo do "nosso" Sam Mendes, que em 1999 deslumbrou com "American Beauty" (já passaram 6 anos?!?!) e só voltaria a filmar em 2002 com "Road to Perdition".
Jarhead está indicado por muita boa gente como possível "Óscarizado". É a primeira visão séria sobre o que se passou verdadeiramente na primeira guerra com o Iraque (aquela que começou por se chamar Desert Shield e veio a acabar em Desert Storm). Ou seja, está para o Iraque como "Platoon" e "Apocalipse Now" estiveram para o Vietnam (numa cena, os Marines assistem inclusivé à sequência dos helicópteros de Coppola ao som das Valquírias de Wagner).
Tem como contra as semelhanças demasiado próximas de..."Full Metal Jacket". Estão lá todas, desde o sargento psicótico aos berros na recruta, até ao exército de marines adolescentes, desta vez geração MTV, num país estranho, sem fazerem a menor ideia do que ali foram fazer, a desidratarem no deserto, impacientes por matarem um inimigo que nuca chegam a ver.
A mim deslumbrou-me o protagonista, Jake Gyllenhaal, completamente transfigurado dos registos sonolentos a que nos habituou (Donnie Darko e The Day After Tomorrow). Tem o meu voto pra melhor actor! Até porque carrega com o filme às costas quase sózinho, unicamente secundado por Jamie Foxx e Peter Sarsgaard (o vilão de Flighplan).
Não tem qualquer mensagem pacifísta mas também não mostra nenhuma batalha com litros de sangue. Mostra sim os segredos e a desorientação total dos chamados "sherifes do mundo" no primeiro conflito pós-Vietnam. Está apontado para 12 de Janeiro e é Imperdível!

2 Comments:

At 2:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já sentia falta das "janelas indiscretas" do nosso companheiro Mário.

 
At 2:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mas k raio. O filme é bom ou n?

 

Enviar um comentário

<< Home