Fábrica Lumière

Este blog nasceu num café-bar chamado "Vertigo", em Lisboa. Pensámos logo que esse nome era um sinal... Só podia. Adoramos "fazer filmes", essa é que é a verdade! Mas inspiramo-nos sempre nos originais. Se a amizade morresse, sobraria inevitavelmente a paixão pela sétima arte que nos une.

fevereiro 22, 2005

Do céu caiu uma estrela 2

"My goal in life is very simple right now. I'm going to try to stay happy"
Sandra Dee (1942 - 2005)




(Sandra Dee, James Darren e Cliff Robertson no filme Gidget)

Fui informada pela minha amiga e "suspeita do costume" Amélie do recente falecimento de Sandra Dee, "uma actriz de quem tu gostas muito" disse ela. Realmente, não posso dizer que vi todos os seus filmes, não posso dizer que acompanhei a sua carreira, não posso dizer que conheço a fundo a sua biografia. Não posso dizer muita coisa sobre Sandra Dee, a não ser que gosto dela e porquê.

A imagem desta actriz remete-me para uma tarde de férias escolares, uma mesa com pipocas e refrigerantes, quatro amigas e um filme na televisão: Gidget (1959), a história de uma adolescente que não queria saber de rapazes até um belo dia... O filme passou a série de televisão e eu passei a ser chamada de Gidget, numa altura em que a nossa diversão era brincar de "eu sou esta e tu és aquela". Assim, para o bem e para o mal, eu era a Gidget, a personagem mítica de Sandra Dee.

Fiquei triste com a notícia da sua morte, porque ela faz parte das minhas memórias e também porque ainda contava vê-la, mesmo velhinha, numa qualquer cerimónia dos Oscars. Nessa altura, eu ia sorrir sozinha, secretamente brincando que era eu quem estava lá.

Nota: Sandra Dee casou em 1960 com o cantor Bobby Darin, cuja história é o centro do recente filme "Beyond the Sea", com Kevin Spacey no papel de Bobby Darin e Kate Bosworth no papel de Sandra Dee.