Fábrica Lumière

Este blog nasceu num café-bar chamado "Vertigo", em Lisboa. Pensámos logo que esse nome era um sinal... Só podia. Adoramos "fazer filmes", essa é que é a verdade! Mas inspiramo-nos sempre nos originais. Se a amizade morresse, sobraria inevitavelmente a paixão pela sétima arte que nos une.

abril 04, 2005

Hitch - Gargalhada 1

E lá fomos nós (eu e alguns suspeitos do costume), em fila indiana, a estalar pipocas entre os dentes, doces ou salgadas, conforme o gosto de cada um. Deixei para trás a minha vontade, a minha escolha, o meu “Segredo dos punhais voadores”, mas desta vez valeu a pena



Hitch (o filme eleito) não é só uma comédia, é uma boa comédia. Quem me conhece bem sabe que sou de riso fácil. Mas não se trata de rir ou gargalhar sem filtro ou discernimento. Gargalho porque é bom, dá saúde e faz crescer. Porquê aprisioná-lo (o riso), se ao fazê-lo corremos o risco de semear uma hérnia entre os discos da lombar ou uma úlcera no estômago? Se tem um bom “realejo dental”, use-o sempre que puder.

E Hitch foi um banquete de humor, uma salada de frutas exóticas, uma bavaroise de morango, um café com canela, um vinho do Porto envelhecido, um bom charuto cubano.



Alex Hitch é um profissional do amor, que debita técnicas e fórmulas matemáticas para a conquista amorosa, uma espécie de cupido robotizado. Albert (o actor Kevin James) é o pupilo em foco. Mas neste “jogo matemático” não há lugar para o grande X do amor: a espontaneidade. E este X é sem dúvida o calcanhar de Aquiles de Alex Hitch, que na hora da verdade, na hora de enfrentar o seu próprio fantasma do amor, o seu pecado, a sua Eva (Mendes), não se lembra sequer como se fala. Então é vê-lo tonto, de língua enrolada, quase mudo, estúpido e desengonçado, embaraçado, um palhaço mal improvisado, como todos os comuns mortais enamorados, brancos, pretos, amarelos ou azuis.

No amor a probabilidade de não acertar é quase infinita. No Euro Milhões também, e não é por isso que deixamos de tentar. E olhem que Hitch ganhou um belo Jackpot ...


P.S. Passo o testemunho aos meus companheiros de filme.

2 Comments:

At 5:57 da tarde, Blogger Roxanne said...

Ih ih ih, o meu "realejo dental" esteve sempre à mostra: duas horas de exposição!

 
At 5:17 da tarde, Blogger Nilson Barcelli said...

N�o vi o filme. Por isso...
Com que ent�o o rio do esquecimento tamb�m � o teu. Ent�o deves ter percebido a hist�ria.
Coloquei ontem outra que tamb�m deves conhecer, ainda que eu talvez a tivesse estragado.
Beijo e bfs.

 

Enviar um comentário

<< Home